Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DESESPERO

 Estação de Paço de Arcos. Foto cor. da manhã
Dois irmãos, Cristina 53 anos, Pedro 57 anos; desesperados, desempregados, despejados, sem dinheiro e com apoios negados em tôdo o lado a que recorreram atiraram-se para a linha do comboio
na estação de Paço de Arcos. (noticia do Correio da Manhã)

Se morreram?...
Claro que morreram, Cristina imediatamente e Pedro veio a falecer no hospital.
No seu bolso a polícia encontrou uma carta que fere e dói, mesmo quem no meio da própria desgraça ainda reserva um pouco de amor pelos outros que transportam no seu coração a amargura de se sentirem sós e na mente a desdita do  fado que nos consome a alma,  a crença e a fé.
E aqui lembro-me duma frase de um padre missionário espanhol, desses contestados pela hierarquia romana:
como falar de Deus a pessoas cujo Deus para eles é a solução do
seu problema?
Provávelmente cristãos, os dois irmãos teriam no seu coração
ocupado algum tempo a falar e a temer a Deus pelo acto que íam
cometer; mas na verdade quando há fome o Deus é o pão e o trabalho que teima em não aparecer...

Alberto trabalhou numa agência publicitária de onde foi despedido
há 3 anos, Cristina nunca trabalhou cuidava do irmão e até há
algum tempo da mãe que faleceu com 88 anos e que era a
detentora do contrato de arrendamento.
Foram despejados e viram-se caídos na indigência que infelizmente
se tornará cada vez mais apanágio de um país cujos governos
são incapazes de tocar nos bolsos dos ricos e poderosos.

Um país onde as leis do trabalho,  do apoio social e da saúde
são espezinhadas e diminuidas de cada vez que qualquer ministro
fala. Em 100 dias de governo raro foi o dia em que a visão governamental não se focou nos cortes dos já pobres beneficios
de que usufruíamos.
Sobre as fortunas de Portugueses situados no ranking das maiores do mundo ainda nenhum ministro se pronunciou...

Penso que acontecimentos como este se vão repetir dado o desespero e a desesperança de que o país padece, mas talvez os
rapazes  do governo se comecem a preocupar quando as patronais
poderosas se derem conta de que já não há dinheiro nas  mãos
do povo para lhes comprar os seus produtos.

Então, o Coelho apaga a luz, o Portas fecha a porta e o Cavaco
assina o decreto de encerramento do país, sempre a bem da Nação


Para a Cristina e o Pedro deixo uma flôr e uma oração
na esperança de que o seu acto desperte consciências...



Sem mais palavras...
João Quitério





  

13 comentários:

  1. Vou fazer link amanhã. Espero que não leve a mal...

    ResponderEliminar
  2. claro que pode fazer link sempre que achar por bem
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este tipo de coisas revolta-me!
    Infelizmente já estou como o outro do FCP:
    "Estávamos à beira do precipício,mas demos um passo em frente"...

    ResponderEliminar
  4. Tive que deixar aqui também o meu lamento e a minha oração.
    Um abraço

    Vim do blogue do amigo Carlos Barbosa

    ResponderEliminar
  5. Justissíma "homenagem"... que haja alguém que se vá condoíndo e sabendo expressar desta forma pela desgraça alheia que prolifera no nosso país, provocada pela ganância de quem nada sente de por ninguém! I S T O É R E V O L T A N T E!!!!

    ResponderEliminar
  6. Sem mais palavras, apenas um choro (por eles e por outros em igual situação, aí em Portugal, aqui no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo)!

    :(

    ResponderEliminar
  7. Os membros do governo são apenas peões num tabuleiro de xadrez. Na sombra está quem dá o Xeque Mate.

    ResponderEliminar
  8. Conhecia a notícia...não tão pormenorizada, doeu-me muito...Conheço quem esteja a viver no "limite", os amigos vão fazendo o que podem, mas talvez não devessem ser eles, porque neste caso, os envolvidos querem trabalhar e não são "esquisitos" nas tarefas que lhes queiram dar.
    Deixo aqui a minha revolta!
    Bem-haja por relembrar esta tragédia recente.

    ResponderEliminar
  9. Quitériamigo

    Gostava de ter escrito este fantástico testículo com x. Revejo-me nele e, se mo permitires, subscrevo-o sem pestanejar. Merda de gente somos nós, os Portugas, claro, com umas quantas excepções, felizmente não tão poucas.

    Chego aqui – e vários blogues me levaram a isso, benditos sejam, a começar pelas Crónicas do Rochedo – e gosto; palavra que gosto. Se não gostasse ou me calava ou dizia que… não gostava. Sou um ancião, virgem (completei 70 aninhos no dia 20 de Setembro), marido, pai e avô, louco militante e escriba praticante.

    Tenho a mania de escrever, graças ao corrector automático não dou muitos erros de hortugrafi-a (às vezes ele não dorme tal como Deus, mas passa pelas brasas) e dou-me ao luxo de ter dois blogues:
    http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com
    http://politicaoupulhitica.blogspot.com

    Para eles te convido, desde já agradecendo antecipadamente a tua visita, que, podes ter a certeza, muito me deixará feliz. Obrigado

    Abç

    ResponderEliminar
  10. Caro João Quitério
    Penso ser a primeira vez que comento um post seu. Naturalmente que já o visitei.
    Gostava que o tema não fosse este. Apenas consigo juntar a minha indignação à dos comentadores que me antecederam.
    Não podemos ficar quietos. Quantas Cristinas e quantos Pedros?
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Caro João Quitério
    Fiz link e plagiei o titulo. Desculpas
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Desconhecia a noticia. Lamento que esta tragédia tenho acontecido... estou sem palavras boas porque as que me surgem na cabeça, bom, é melhor deixá-las quietas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Cheguei aqui pelo link no Crónicas do Rochedo.
    Não sabia da notícia e é imensamente triste.

    ResponderEliminar