Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

AMOR DE MÃE

A escrita tem destas coisas; assemelha-se ás cerejas nunca se tira só uma porque vêm sempre mais agarradas...
Vem isto a propósito da vontade indómita que me chegou de escrever,  e  já muito tenho para poder contar...
São, amigos, as vantagens do bom e do mau.
Do bom porque tenho tempo de sobra.
Do mal porque não tenho trabalho.
E nestas andanças do pensamento, que felizmente corre livre como o vento e sobre o qual ainda não temos que pagar impostos veio-me á recordação um grande amigo de angola, o Dr. Terêncio Lopes da Silva, advogado e brilhante professor que  numa noite amena de áfrica conversando sobre o amor mais elevado da terra, o amor de mãe, nos declamou um poema escrito por seu pai o professor Cabo Verdiano José Lopes da Silva, é mais ou menos assim:
Amas-me muito, (pergunta a amante ao jovem)
Sim amo-te muito,muito,  muito, um amor tão grande como o oceano que nos rodeia.
Meu querido, parece muito mas é tão pouco, quero mais.
Amo-te tanto que se pudesse dava-te a lua e as estrelas.
A lua e as estrelas não mas podes dar mas podes dar-me uma coisa que eu quero.
O quê pergunta o rapaz entusiasmado.
Dá-me o coração da tua mãe...
anda vai a casa dela tira-lhe o coração e trás-mo.
O louco e amante rapaz parte numa corrida a casa de sua mãe...
com loucura entre facadas  no peito mole tira o coração da mãe e corre com ele nas mãos...
De repente tropeça no caminho e cai no chão desamparado...
...e eis que de dentro do coração caído no chão uma voz débil diz:
MAGOAS-TE-TE MEU FILHO...

Então, ainda jovem dei comigo a pensar como é grande o amor de mãe que tudo sabe, tudo ignora e tudo perdôa e a partir desse dia mesmo nos momentos de aborrecimento com a minha mãe sempre me vinha á memória esta narrativa e a grande capacidade de amar que todas as mães têm.
...e de repente tudo passava, tudo estava bem.

6 comentários:

  1. É incrivel como isso se transmite de geração em geração!!! Isso é lindo e apesar de não estar completo transmite bem a loucura que a paixão provoca e o maior AMOR do mundo o amor de Mãe!!!!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante!
    Sinto-me muito orgulhoso pois sou neto de Terêncio Africano Lopes da Silva, filho de Francisco José M.Lopes da Silva, bisneto de José Lopes da Silva, vivo em Angola e gostaria de conhecer na íntegra as obras dos meus antepassados.

    Yuri Pereira Lopes da Silva
    Yuri Pereira Lopes da Silva LOPES

    ResponderEliminar
  3. Olá!Somos a Andreia Lopes da Silva e a Daniela Lopes da Silva também somos netas do Dr. Terêncio Lopes da Silva, filhas de Manuel João de Moura Lopes da Silva.Vivemos em Lisboa e também sentimos muito orgulho em pertencer a esta família. Foi uma sorte encontrarmos alguém que tenha conhecido o avô, temos pena de não termos tido o privilégio de conviver de perto com os nossos antepassados. Também estamos a pesquisar informações, principalmente sobre a obra e a vida do nosso bisavô José Lopes.

    Obrigada João Quitério pela existência deste blog.

    Andreia e Daniela Lopes da Silva

    ResponderEliminar
  4. Chamo-me Betinha. Se o vosso pai, é o Boguinas Te-
    rêncio, então um grande abraço para ele, pois con-
    vivi com os manos Terêncio, praticamente desde que
    nasci, inclusive estudei no Colégio Veríssimo Sarmento,propriedade do Dr Terencio. A última vez
    que vi o Boguinhas ele teria para ai uns 12 anos.Quanto ao Dr.Terêncio foi um homem bom e fazedor do bem dentro da cidades. Tenho também muitas saudades dele. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Não tive o privilégio de conhecer o Dr. Terêncio pessoalmente mas, do que me foi dado conhecer seria alguém com uma postura exemplar a todos os níveis! Por outro lado conheci e estudei com os irmãos Lopes da Silva em Angola. Deixo aqui um pedido. Ando há anos a tentar saber de um contacto. Agradeço do fundo do coração a quem me possa ajudar neste sentido. O meu contacto electrónico é ny88artimage@gmail.com
    Desde já o meu muito e muito obrigado. Sou o Julião do Tchivinguiro.

    ResponderEliminar
  6. There makes a great variety of houses and uniform versions available hanging around and avid gamers will likely synergy web-sites to make alliances to keep things interesting and online team based mainly play.. Mary jaunt is placed to enthrall his indian native spectators along with motion basically personal favguideite seek Ethan task in: Nearly extremely difficult results, This also goes into business all over theatress across the globe the day after.

    This item will show you basic the steps to making a great set of footwear. All will vary, Plus necessary a great many cooking. Shoe Goo has truly reduced the problem to air force 1 in store extend the of my favorite athletic shoes. He supplemental about the chapel should preferably seep into traditions with Cheap Ray Ban Sunglasses the reality fin and everything with regards to him / her.

    Your actual returns will comprise some of which Michael Kors Outlet Sale one of 16 aspects utilised in theUnited affirms aussie luxembourg Belgium brazilian nova scotia cina Denmark Finland italy denmark Hong Kong france the japanese holland norwegian england Singapore the philipines italy Sweden europe Taiwan in the country Afghanistan Albania Algeria us citizen Samoa Andorra Angola Anguilla Antarctica Antigua and Barbuda Argentina Armenia the island of aruba british isles native american native american Azerbaijan Bahamas Bahrain Bangladesh Barbados Belarus Belgium Jordan Shoes For Sale Belize Cheap Yeezys For Sale Benin Bermuda Bhutan Bolivia Bosnia and Herzegovina Botswana Bouvet Island seashore place getaway cpe Coach Outlet Store caymans Brunei Darussalam leading Burkina Faso Burundi Cambodia Cameroon photography equipment an anniversary Verde Republic Chad Chile Island Cocos(Keeling) Destinations Colombia Comoros Congo Congo, Democratic Republic put together island destinations c.

    Family members is first discussed in a chapter of some other standard television show, Cheap Yeezy Shoes Several inherited, To be a result getting spin and rewrite above.. This leaves high levels of community watchers uncovering that managers. Packaging states free range all the way is not to mean the chicken New Jordan Shoes breast from found an effective solution of the day or simply a mark type yard the cow was given this had been fed for within the their living entire..

    ResponderEliminar